Alarmado por esse zumbido em seus ouvidos?

 Tudo começou uma noite com um grito agudo, irritante e persistente o suficiente para me impedir de dormir. Quando perguntei a meu marido de onde ele pensava que vinha, ele disse que não tinha ouvido, o que fez sentido quando percebi que o som vinha do meu ouvido esquerdo. Imediatamente, adivinhei o que era: zumbido . Comumente conhecido como zumbido nos ouvidos, o zumbido envolve a percepção do som quando não há uma fonte externa e pode incluir um zumbido, assobio, assobio, assobio ou som de clique. Pode ser temporário (depois de assistir a um concerto barulhento, por exemplo) ou crônico no caso de zumbido no ouvido



E é uma doença surpreendentemente comum. Mais de 50 milhões de pessoas nos Estados Unidos já experimentaram zumbido, e cerca de 20 por cento das pessoas relatam que ele afeta negativamente sua qualidade de vida , de acordo com a Academia Americana de Otorrinolaringologia - Cirurgia de Cabeça e Pescoço. Na verdade, o zumbido pode ter um efeito cascata substancial sobre como uma pessoa se sente e funciona. Durante o dia, a condição pode fazer com que os pacientes tenham problemas para se concentrar ou pensar com clareza; à noite, pode causar problemas para dormir, observa Quinton Gopen, um otorrinolaringologista do UCLA Medical Center.


Mas um zumbido ou zumbido no ouvido também pode ser um sinal de problemas que você não deve tentar ignorar. Se você tiver a sensação em um ouvido, como eu tive, esse zumbido unilateral pode sinalizar um tumor (geralmente benigno) no nervo acústico. Se você ouvir um ruído que pulsa como um batimento cardíaco (o que é chamado de zumbido pulsátil) em um ou ambos os ouvidos, o padrão pode ser decorrente de anormalidades nos vasos sanguíneos ou malformações vasculares. Em ambos os casos, consulte um médico de ouvido, nariz e garganta (ENT) (também conhecido como otorrinolaringologista) que pode solicitar exames de imagem, como ressonância magnética ou tomografia computadorizada, para solucionar esses problemas, diz Gopen.


Embora o zumbido possa começar em qualquer idade, ele se torna mais comum à medida que as pessoas envelhecem. Isso porque, com o passar das décadas, as células ciliadas do ouvido interno tendem a degenerar, o que, por sua vez, torna os neurônios auditivos hiperativos, explica Michael Benninger, otorrinolaringologista e presidente do Instituto de Cabeça e Pescoço da Clínica Cleveland. "Essa hiperatividade faz com que eles respondam como se estivessem sendo estimulados pelo som, mesmo quando não estão", diz ele. Exposição a ruídos altos (por exemplo, ouvir música em um volume muito alto com fones de ouvido ou permanecer no -exposição de trabalho a máquinas barulhentas) ou ter um forte histórico familiar de perda auditiva aumenta o risco de desenvolver zumbido em uma idade mais jovem , acrescenta Benninger.


Além disso, ter uma infecção de ouvido grave, um distúrbio da articulação temporomandibular (mandíbula), doença de Ménière (um distúrbio do ouvido interno) ou um bloqueio de cera pode aumentar o risco de desenvolver a doença. Alguns medicamentos podem contribuir para o zumbido, incluindo altas doses de aspirina e o uso regular de outros antiinflamatórios não esteróides (como o ibuprofeno), bem como certos antibióticos, quimioterápicos, diuréticos e antidepressivos. Quando você começa a zumbir nos ouvidos, fatores de estilo de vida, como estresse e privação de sono, podem piorá-lo.


Às vezes, porém, não há uma causa clara, como descobri por mim mesmo. Como eu tinha zumbido em apenas uma orelha, marquei consulta com o otorrinolaringologista, que acabou não se preocupando muito, em parte porque tinha a minha idade (45) e tinha zumbido nas duas orelhas. Ele examinou meus ouvidos, mandou-me fazer um teste de audição e pediu uma ressonância magnética, para procurar uma causa estrutural. Os resultados: minhas orelhas pareciam boas, minha audição normalizou-se para minha idade e a ressonância magnética não mostrou nada de incomum em minha cabeça. Todas boas notícias, exceto que não explicava por que sons agudos continuavam a ocorrer em meu ouvido esquerdo. Decidi que teria que aprender a conviver com isso, porque não há cura para o zumbido.


Ainda assim, vale a pena consultar um médico porque, se houver uma causa fisiológica (como uma infecção grave no ouvido, um distúrbio nas articulações da mandíbula ou cera excessiva), geralmente é tratável . E mesmo se não houver, um médico pode ajudá-lo a encontrar maneiras de aliviar seus sintomas. Algumas pessoas experimentam uma redução no zumbido ao tomar suplementos de lipoflavonóides ou ginkgo biloba, por exemplo, embora a pesquisa sobre sua eficácia seja mista, diz Gopen. Outros obtêm alívio com medicamentos como um antidepressivo tricíclico (como a amitriptilina) ou uma benzodiazepina (como o Klonopin).


Se você tem perda auditiva e também zumbido, usar um aparelho auditivo pode ajudar a restaurar uma entrada de sons mais normal, diz Daniel Jethanamest, MD, do departamento de otorrinolaringologia, cirurgia de cabeça e pescoço da New York University Langone Health, que explica que esses dispositivos podem incluir recursos como sons de "habituação", que ajudam o cérebro a aprender a ignorar o zumbido ou zumbido do zumbido, ou "terapia entalhada", que filtra o tom do zumbido de uma pessoa, para realçar os sons externos e inibir os internos.

No entanto, aparelhos auditivos para zumbido não são recomendados se você ainda não tiver perda auditiva. Nesse caso, você pode recorrer a dispositivos de mascaramento de som ou outras terapias de som para distraí-lo do ruído interno. Um dispositivo relativamente novo chamado Desyncra usa um iPod para emitir quatro tons, personalizados para corresponder ao zumbido do indivíduo. Em vez de depender da habituação, o objetivo é reiniciar a modulação das redes neuronais envolvidas no zumbido, explica Jethanamest. Os médicos também recomendam terapia cognitivo-comportamental para ajudar os pacientes a lidar com a condição.  

Felizmente para mim, meu zumbido é bastante leve e, oito anos depois, ele vem e vai - em ambos os ouvidos agora e em um volume mais baixo. Ele acende principalmente à noite, especialmente quando estou sob muito estresse ou quando tenho cera nos ouvidos, então faço um esforço para manter meus ouvidos limpos e relaxar antes de ir para a cama. Se os tons chegarem apesar dessas precauções, eu pratico a meditação da atenção plena: reconheço a presença deles sem reagir a eles e me concentro no padrão e na sensação da minha respiração; enquanto faço isso, os sons parecem enfraquecer gradualmente e eu adormeço. Não é por acaso que essa técnica me ajuda. Em um estudo recente, pesquisadores no Reino Unido descobriram que a prática da meditação mindfulness ajudou a melhorar o zumbido mais do que a terapia de relaxamento.    


Se meu zumbido piorar no futuro, conto com a possibilidade de novos tratamentos estarem disponíveis. Já, tratamentos mais agressivos - como estimulação magnética transcraniana repetitiva e estimulação cerebral profunda, que usam pulsos magnéticos ou energia eletromagnética para estimular o cérebro - estão sendo investigados para efeitos benéficos para aqueles com zumbido implacável que compromete gravemente sua qualidade de vida. De uma forma ou de outra, minha esperança é que uma cura seja encontrada para aqueles que estão realmente incomodados com os ruídos em suas cabeças.

Comentários